Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page


 

Parceria Apologética

 

Blog Conhecereis a Verdade

 

Resistência Cristã no Brasil

 

Blog do Fortunatto


As Escrituras
As Escrituras

Tanto os católicos quanto nós, evangélicos, reconhecemos a autoridade suprema dos apóstolos. Isto é absolutamente bíblico:

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. (Atos 2:42)

"Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus,
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular," (Efésios 2:19-20)

Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas... (Gálatas 2:9)

A questão é: Qual é a doutrina dos apóstolos? Ou melhor: existe um meio CONFIÁVEL de ter acesso a ela?

O único meio realmente confiável é o escrito, através das Sagradas Escrituras.

Como Paulo diz, a igreja foi construída sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas (Velho Testamento). Nada fora disso deve ser considerado. 

As tradições não são, de forma alguma, um meio confiável de transmissão de ensino. Vemos isso no Velho Testamento, onde os judeus tinham suas tradições orais, as quais Jesus posteriormente condenou:

Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. (Marcos 7:7)

Portanto, o FUNDAMENTO de uma doutrina é essencial. E como vimos anteriormente, qual é o fundamento da Igreja? Os apóstolos (NT) e profetas (VT). 

Muitas das tradições judacias foram condenadas por Jesus quando disse: "Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes." (Marcos 7:13)

Ou seja: no próprio tempo do antigo testamento, onde havia uma estrutura eclesiástica, um templo, um sacerdócio e uma hierarquia explícita, houveram tradições ERRADAS, FALSAS, CORRUPTORAS! Tradição não é algo confiável justamente porque NÃO DÁ PARA RASTREAR A ORIGEM DA MAIOR PARTE DELAS!

Assim sendo, o mesmo acontece com o Novo Testamento. As tradições cuja origem podem ser rastreadas até os apóstolos são válidas. As que não, devem ser postas em dúvida. 

O Sola Scriptura, portanto, não é um argumento circular, porque não usa a Bíblia para se basear nela própria. O Sola Scriptura usa a autoridade apostólica como base. E em sendo tais escritos a única fonte confiável de real tradição apostólica, é a única que usamos como fonte de doutrina. Por isso, SOLA SCRIPTURA.

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" (Colossensses 2:8)

Por Gabriel Vinícius.

Att: Elisson Freire