Por Thiago Dutra ao Hugo de Payens(Cruzados Católicos)
Não satisfeitos com o que demonstramos, os Cruzetas - Digo Cruzados - escreveram uma contra-argumentação que eu nem chamaria de resposta, apenas um repeteco refutado vezes sem conta pela nossa equipe, mas como não podemos deixar algumas coisas passarem batido, tipo isso que verão a seguir, teremos que dar algumas respostas ao "argumento" deles, ponto por ponto. Vamos lá:
1- "Alguns relatos dos "Pais da Igreja" sobre a Santa Igreja:“Onde quer que o Bispo apareça, deixe o povo estar; assim como onde quer que Jesus Cristo esteja, lá está a Igreja Católica.” (Sto Inácio. Carta aos Cristãos de Esmirna 8,1).
RESPOSTA APOLOGÉTICA:
Vejam que em nenhum momento Inácio menciona igreja ROMANA, os romanistas adoram tirar as citações de Inácio do contexto. Gostaria de verdade que os Cruzetas - Digo Cruzados ^^ - mostrassem inclusive na carta de Inácio aos Romanos onde ele faz referência ao Bispo de Roma, a ICR ter sido fundada por Pedro, a existir um papa, um Bispo universal que fosse sobre todos os demais, mas... Pra desolação de romanistas como os Cruzetas - Digo Cruzados ^^ - Inácio não faz isso EM LUGAR NENHUM. Esquecem os apelogistas da ICR que sabemos o significado de KATHOLIKOS - UNIVERSAL, sendo que eles mesmos afirmam que "fora da igreja católica (romana) não há salvação", isso não é nem de longe universalismo - catolicismo -, mas uma coisa típica das seitas de nome EXCLUSIVISMO. Pelo, a desonestidade deles deve crescer em.árvores. Próximo...
2- “É óbvio que se a fé permite e a Igreja Católica aprova, então deve ser crido como verdade” (Santo Agostinho, Sermão 117,6).
REFUTAÇÃO APOLOGÉTICA:
Mais uma vez se baseando em meias verdades. Onde está o termo ROMANA acompanhando a citação de Agostinho? Chega a dar pena desses carinhas tentando provar o que não existe. Olha Cruzetas - Digo Cruzados - o que Agostinho em sua obra "Retratações" fala sobre o que vocês afirmam sobre MT 16:18 se referir a Pedro:
"Mas eu sei que em seguida expus, muito freqüentemente, as palavras de Nosso Senhor: ‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja’, da forma seguinte: que a Igreja seria edificada (((sobre Aquele que Pedro confessou))), dizendo: ‘Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo’. Assim Pedro (Petrus) que teria tomado o seu nome desta pedra (Petra), simbolizaria a Igreja que é construída sobre esta pedra e que recebeu as chaves do Reino dos Céus. Com efeito, não lhe foi dito: Tu és a pedra (Petra), mas: Tu és Pedro (Petrus), pois a Pedra (Petra) era o próprio Filho de Deus, Cristo. Simão Pedro, ao confessar Cristo como a Igreja inteira O confessa, foi chamado Petrus (Pedro)”(Retractações, cap. 21)
(((( EDIFICADA SOBRE A CONFISSÃO E NÃO SOBRE O PEDRO-PESSOA COMO LÍDER ECLESIÁSTICO ))))
((((( NÃO LHE FOI DITO "TU ÉS A PEDRA", MAS SIM "TU ES PEDRO", PORQUE A PEDRA ERA O PROPRIO FILHO DE DEUS )))
E Agostinho arremata:
"Porque, visto que [[[Cristo é a pedra (Petra)]]], Pedro [[[é o povo cristão (não a Pedra!)]]]. Porque a pedra (Petra) é o nome original. Então Pedro é assim chamado de pedra; não a pedra de Pedro, como Cristo não é chamado Cristo à partir dos cristãos, mas os Cristãos à partir de Cristo. ‘Então', ele diz, ‘Tu és Pedro, e sobre esta Pedra', (((que tu tens confessado, sobre esta pedra que tu tens reconhecido, dizendo, ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, ‘eu edificarei Minha Igreja'))); isto é, [[[sobre Mim mesmo, o Filho do Deus vivo, ‘eu edificarei Minha Igreja'. Eu a edificarei sobre Mim mesmo, não Eu sobre ela]]]” (St. Augustin, Sermão XXVI)
Depois de uma declaração dessas vocês esperam que acreditemos que Agostinho era católico ROMANO???
Alinham-se nesta postura Ambrosiáster, Paulo de Constantinopla, Hilário de Poitiers, Atanásio de Alexandria, Basílio o Grande, Gregório de Nissa, Ambrósio de Milão, Dídimo o Cego, Epifánio de Salamis, João Crisóstomo, Paládio de Helenópolis, Cirilo de Alexandria, Isidoro de Pelúsio, Teodoreto de Ciro e Basílio de Selêucia, entre outros. Dos 77 pais apenas DEZESSETE afirmaram que Mt 16:18 se refere a Pedro.
Próximo...
3 - "Sob Clemente, havendo nascido forte discórdia entre os irmãos de Corinto, a Igreja de Roma escreveu-lhes uma carta enérgica, exortando-os à paz, reparando-lhes a fé, e anunciando-lhes a Tradição que havia pouco tinham recebido dos apóstolos” (Contra as Heresias 3, c.3,n.3)
RESPOSTA APOLOGÉTICA:
A citação de Irineu está fora de contexto - como tudo nesse argumento pobre do Hugo. Clemente de Roma ter exortado UMA IGREJA, não significa que Roma estava ACIMA DE TODAS ELAS. Ou o Hugo esqueceu que tinha o patriarcado oriental em vigência???? Boa tentativa Cruzetas - Digo Cruzados ^^...
Próximo...
4 - “Desde então, a mesma Tradição dos apóstolos existe na Igreja, e permanece conosco (…). “ (Contra as Heresias 3,5,1)
“A mensagem da Igreja é, portanto, verídica e sólida, pois é nela que um único caminho de salvação aparece no mundo inteiro” (Contra as Heresias 5,20,1).---SANTO IRINEU DE LIÃO (+202)
RESPOSTA APOLOGÉTICA:
Perguntei isso a um católico e estou esperando a resposta até hoje:
Que provas vocês podem apresentar que a "tradição apostólica" que os pais se referem É A MESMA TRADIÇÃO ORAL DA ICR(Igreja de Roma) ????
Não esqueçam das palavras de Jerônimo:
"Se vós quereis clarificar as coisas em dúvida, ide à lei e ao testemunho da Escritura; fora dali estais na noite do erro. Nós admitimos tudo o que está escrito, e rejeitamos tudo o que não está. As coisas que se inventam sob o nome de tradição apostólica sem a autoridade da Escritura são feridas pela espada de Deus” (Jerónimo, In Isaiam, VII; In Agg., I)
Melhor eu esperar sentado... Próximo...
5 - “A Esposa de Cristo não pode tornar-se adúltera, ela é incorruptível e casta [Cf Ef 5,24-31]. Conhece só uma casa, observa, com delicado pudor, a inviolabilidade de um só tálamo. É ela que nos guarda para Deus e torna partícipes do Reino os filhos que gerou. Aquele que, afastando-se da Igreja, vai juntar-se a uma adúltera, fica privado dos bens prometidos à Igreja. Quem abandona a Igreja de Cristo não chegará aos prêmios de Cristo. Torna-se estranho, torna-se profano, torna-se inimigo. Não pode ter Deus por Pai quem não tem a Igreja por mãe. Como ninguém se pôde salvar fora da arca de Noé, assim ninguém se salva fora da Igreja.” (Sobre a unidade da Igreja, cap. 4)."
RESPOSTA APOLOGÉTICA:
Está muito, MUUUUUITO longe da igreja a qual Cipriano estar falando ser a igreja de Roma, os motivos eu direi na refutação do parágrafo abaixo.
“Depois de tudo isto, eles ainda, tendo um falso bispo que hereges lhes ordenaram, atreveram-se a selar e carregar cartas de pessoas cismáticas e profanas para a Cátedra de Pedro (que é) a Igreja principal, de onde surge a unidade do pastoreio. Eles não refletiram que os romanos são os mesmos cuja fé foi louvada publicamente pelos apóstolos, e aos quais a descrença jamais terá acesso.” (Epist. 59,14).--- SÃO CIPRIANO DE CARTAGO (+258)
Reconhecer a fidelidade de uma igreja não significa em NADA que ela seja superior às demais, o Canon VI do Concílio de Nicéia confirma isso:
"O bispo de Alexandria terá jurisdição sobre o Egito, Líbia e Pentápolis; assim como o bispo romano sobre o que está sujeito a Roma. Assim, também, o bispo de Antioquia e os outros, sobre o que está sob sua jurisdição. Se alguém foi feito bispo contrariamente ao juízo do Metropolita, não se torne bispo. No caso de ser de acordo com os cânones e com o sufrágio da maioria, se três são contra, a objeção deles não terá força” (Concílio de Nicéia, Cânon VI)
Fora isso, tem uma paulada na lata do Bispo Romano que Cipriano dá, ele chama o Bispo Romano Estêvão, de AMIGO DE HEREGES E INIMIGO DOS CRISTÃOS!!!
“Será que ele dá glória a Deus, que se comunica com o batismo de Marcião? Ele dá glória a Deus, que julga que a remissão dos pecados é concedido entre aqueles que blasfemam contra Deus? Ele dá glória a Deus, que afirma que os filhos nascem para Deus, sem, de um adúltero e uma prostituta? Ele dá glória a Deus, que não é titular da unidade e da verdade que surgem a partir da lei divina, mas mantém heresias contra a Igreja? (((Ele dá glória a Deus, que, [[[um amigo de hereges e um inimigo para os cristãos]]], acha que os sacerdotes de Deus, que apoiam a verdade de Cristo e da unidade da Igreja, devem ser excomungados?))) Se glória é assim dada a Deus, se o medo e a disciplina de Deus é, portanto, preservada por seus adoradores e seus sacerdotes, vamos jogar fora nossos braços, vamos nos entregar ao cativeiro; vamos entregar ao diabo a ordenação do Evangelho, a nomeação de Cristo, a majestade de Deus, deixe-os sacramentos da guerra divina será desatada; deixar os padrões de campo celeste ser traído, e deixa os sucumbir Igreja e deu a hereges, a luz para a escuridão, a fé a perfídia, a esperança ao desespero, motivo para o erro, a imortalidade à morte, o amor ao ódio, a verdade da falsidade, Cristo ao Anticristo!” (Carta 73, verso 8)
E no fim, arremata:
"Pois nenhum de nós coloca-se como um bispo de bispos, nem por terror tirânico alguém força seu colega à obediência obrigatória; visto que cada bispo, de acordo com a permissão de sua liberdade e poder, tem seu próprio direito de julgamento, e não pode ser julgado por outro mais do que ele mesmo pode julgar um outro. Mas esperemos todos o julgamento de nosso Senhor Jesus Cristo, que é o único que tem o poder de nos designar no governo de Sua Igreja, e de nos julgar em nossa conduta nela”
(Sétimo Concílio de Cartago, presidido por Cipriano)
Vão se informar, vão.
Próximo...
6 - “Só a Igreja Católica é que conserva o verdadeiro culto. Esta é a fonte da verdade; este o domicílio da fé, o templo de Deus, no qual se alguém não entrar, do qual se alguém sair, está privado da esperança de vida e salvação eterna” (livro 4º cap. 3º).-- LACTÂNCIO (+-300)
RESPOSTA APOLOGÉTICA:
Cadê o termo ROMANA, que eu não vi NINGUÉM CITAR ATÉ AGORA???? Interessante que eles afirmaram que Lactâncio não era pai da igreja em uma de suas postagens, e agora se valem dele pra afirmar suas falácias desbotadas, interessante...
Mas o mesmo Lactâncio que é citado pelo Huguinho, é o mesmo que DETONA O USO DE IMAGENS RITUALÍSTICAS NO CULTO CRISTÃO, confiram:
"É indubitável que onde quer que há uma imagem não há religião. Porque se a religião consiste de coisas divinas, e não há nada divino a não ser nas coisas celestiais, segue-se que as imagens se acham fora da esfera da religião, porque não pode haver nada de celestial no que se faz da terra ... não há religião nas imagens, mas uma simples imitação de religião” (Instituições Divinas 2:19).
HIPOCRISIA ROMANISTA, A GENTE VÊ POR AQUI!
E por fim, vejamos as pérolas do Hugo: "Será que alguém faltou a aula de "História" ... pois falar que eles "Nunca foram Católicos" chega ser "Insano" pois os mesmos "Defendiam" a Santa Igreja como unhas e dentes, por este motivo os consideramos "Santos" !!!"
Resposta: Eles defendiam a fé CRISTÃ UNIVERSAL, não a fé católica ROMANA, vá se informar!
"E ai ??? ... será que os "Pais da Igreja" ( Patrística ) eram ou não... Católicos Apostólicos Romanos ???"
RESPOSTA : N, A, O... NÃO!!! Entendam isso de vez Cruzetas - Digo Cruzados ^^...
"100 + Hugo de Payens;"
Deus nos abençoe.
Att: Thiago Dutra